Fale Conosco

A Internet que aproxima

Se nos é difícil precisar a dimensão dos impactos da Internet sobre as mais diversas áreas e atividades econômicas, na área da Saúde, em particular, a web fomentou a pesquisa sobre doenças. A Internet criou um novo e fértil ambiente de pesquisa.

Uma parte dos médicos e de outros profissionais de Saúde não vê com bons olhos essa tendência, pois acredita que podem ter sua autoridade diminuída, seu conhecimento contestado. Outros acreditam que os leigos fazem uma má interpretação das informações da web. Além disto, sabemos que as informações disponíveis na rede são livres e o  joio e o trigo coexistem, o que dificulta ao leigo separá-las eficientemente. Alguns acusam a Internet de facilitar o autodiagnóstico e a automedicação, sendo assim uma ameaça à saúde dos próprios pacientes.

Quando o assunto é Internet, a prática vem provando que é preciso deixar de lado a postura reativa e encarar o desafio de descobrir maneiras criativas de usá-la para torná-la uma ferramenta corrente no âmbito da relação médico-paciente.

Compartilhar o conhecimento é o primeiro passo para ampliar a responsabilidade que os indivíduos devem ter sobre sua saúde, tanto para prevenir, quanto para buscar a cura de uma doença. O paciente com maior conhecimento sobre o seu problema adere ao tratamento com mais facilidade, tendo inclusive uma postura mais questionadora.

A Internet ainda está se firmando como uma ferramenta disseminadora de conhecimento. Por enquanto, ela já possibilita a quebra de monopólio de conhecimento. A maior difusão da Internet nas residências – inclusive nas classes C e D – certamente a transformará numa ferramenta importante para que as pessoas tenham maior controle sobre a própria saúde.

E por acreditarmos que partilhar a informação na rede é um caminho sem volta, vamos nos empenhar em manter este canal de comunicação vivo e atualizado. Boa leitura a todos!

Prof. Dr. Jonathas Borges Soares, especialista em reprodução humana e ginecologista, diretor do Projeto ALFA, Aliança de Laboratórios de Fertilização Assistida.

  • ginecologista
  • internet
  • reprodução humana

Relacionados